Brasão do Município
Criado no ano de 1993, a sua criação se deu numa escolha entre os Vereadores( Primeira Câmara) Alipio Texiera Conceição Filho Geraldo Boa dos Santos, José Carlos da Silva, José Claudio de Oliveira Neto, José Mario Soares, Maria da Paz Araújo Santos, Plinio Ferreira Ventura e Valmir Damascena, cada Vereador apresentou o seu Brasão, sendo vencedor o Brasão apresentado pelo Vereador José Mario Soares, com as seguintes caractristicas:
- Na heráldica, a coroa mural é um ornamento externo do brasão, na forma de uma coroa modelada na forma de torres de castelos, a semelhante a condecoração romana. Ela é também utilizada para explicitar a autonomia de uma cidade ou a semiautonomia de uma vila, aldeia e povoado.
- Ao Centro a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, principal monumento histórico da cidade, a primeira Igreja do Estado deMinas Gerais, tombada pelo IPHAN no ano de 1954.
- O Nascer do Sol no Morrinhos dos Jesuitas, sendo um dos primeiros nomes da cidade hoje chamada de Matias Cardoso.
- O milho, o algodão, e o boi simboliza a bovino cultura/agricultua carro chefe da nossa principal atividade econômica dom município.
- Rio São Francisco, integração Nacional, a cidade é banhada pelo rio, dando sustento a população ribeirinha, atraindo turistas de todo Brasil, sendo uma grande fonte de renda para os pescadores, que sobrevivem da pesca.
- A faixa em amarelo destaca-se a data de fundação do município criado pela lei 10.704/1992, instalado administrativamente em 1º de Janeiro de 1993