Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação é o órgão responsável pelo planejamento, execução, coordenação e controle das atividades do Município relacionadas à assistência social, ao apoio ao trabalho e à habitação.
Compete especialmente à Secretaria:
Atribuições
Coordenar e fiscalizar a aplicação de recursos provenientes de convênios destinados à Promoção e Assistência Social;
Promover ações conjuntas de apoio à família, maternidade, infância, adolescência, idoso e pessoas com deficiência, visando à sua promoção e integração na sociedade;
Propiciar acesso à moradia à população de baixa renda;
Criar mecanismos que viabilizem a execução de programas, consorciando-se ou não com outras entidades;
Atender crianças e adolescentes em situação de risco social;
Implementar programas de desenvolvimento comunitário;
Estimular atividades geradoras de renda, com foco na melhoria da qualidade de vida da população carente;
Opinar sobre a concessão de subvenções a entidades de promoção social do Município e fiscalizar a aplicação dos recursos;
Receber pessoas em situação de vulnerabilidade, orientar e buscar a solução cabível;
Conceder auxílio financeiro em caso de pobreza extrema ou outras emergências, quando devidamente comprovado;
Promover cursos de preparação ou especialização de mão de obra necessária às atividades econômicas do Município;
Oferecer cursos profissionalizantes e de artesanato, com o objetivo de melhorar a renda das famílias de baixo poder aquisitivo.
Unidades Internas
A Secretaria compõe-se das seguintes unidades internas:
Secretaria Adjunta de Assistência Social e Habitação
Coordenação de Serviços Administrativo-Sociais
Coordenação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)